Logotipos:
A trajetória da Sombriu
Por Eurinomed.
A Sombriu surgiu como um projeto, inspirado nas bandas de Black/Death/Doom/thrash metal dos anos noventa. bandas como Mayhem, Burzum, Misticum, Emperor, Mortiis, Satiricom, Immortal, Gorgoroth, Sarcófago, Mistifier, Amem Corner, Berzabum, Evocation, Goat Lord entre outras.
Os trabalhos da Sombriu iniciaram em 1997, em Guaíba, RS, enquanto guitarrista da banda Goat Lord, junto com Babu Asmodeus, foi elaborado os primeiros hinos no teclado, com som totalmente atmosférico.
Em 1998 foi feita a primeira formação como banda, apesar de não ter sido gravado nenhum álbum, apenas uma demo, mais tarde chamada “Dos Mundos Submersos”. A formação desta época contava com Eurinomed na Guitarra e vocal, Hematófagous no Baixo, Sapo na Guitarra e Itamar na Bateria.
Uma segunda formação continuou os trabalhos em Porto Alegre, RS, onde a formação contava com o Baterista Mephistópheles, Belphegor no teclado, Eurinomed e Hematófagous no Baixo. Não foi gravado nenhum trabalho nesta época. Devido a vários contratempos a Sombriu ficou inativa, por problemas de formação e de mudanças de cidade.
Quando Eurinomed leva a Sombriu para Sapiranga em 1999, a Sombriu contou com mais uma formação, onde foi gravado a demo “Ocultam”, com os integrantes, Engavar na bateria, Hagneshela no teclado, Lord Demeros no Baixo, Eurinomed na Guitarra e Demonaz no vocal.
Por volta de 2003 o baterista Engavar deixa a banda, V. Morte assume a bateria por um curto período, e após algum tempo retorna a Sombriu Mephistópheles. Neste período a Banda realizou algumas apresentações, junto com varias outras do cenário metal da época.
Após Demonaz deixar o vocal, Eurinomed assume novamente a função e em 2005 é gravado o álbum independente “Profundezas…”, consolidando a trajetória da Sombriu no cenário underground nacional. A obra então contava com a seguinte formação: Eurinomed (Eron Ferro) Guitarra e Vocal, Lord Demeros (Josemir) Baixo e segundo vocal, Hagneshela (Fernanda Knecht) no teclado e Mephistópheles (Eduardo) na Bateria.
Em 2006 a banda se preparava para gravar um novo álbum, com novos hinos e a entrada de mais um componente, Tormentor na segunda guitarra. Devido a problemas pessoais Eurinomed deixa a banda, Hagneshela também decidiu se afastar, ficando a obra incompleta, somente a bateria foi gravada. Quando Eurinomed decidiu deixar a Sombriu, ficou claro que os trabalhos deveriam ser continuados pelos remanescentes.
A sombriu realizou algumas apresentações com uma nova formação mas não gravou nenhum trabalho após 2006. (Se algum trabalho foi realizado nesta lacuna será postado futuramente). A formação em 2009 contava com Lord Demeros no Baixo e segundo vocal, Mephistópheles na Bateria, Demonaz no vocal, Tormentor na guitarra e Abadom na segunda Guitarra. Após o período de 2009 não houve atividade com a Sombriu.
Em 2017 no calendário cristão foi retomada as atividades, voltando a SOMBRIU à ser um projeto, banda de um homem só, em vista que os outros integrandes não responderam ao chamado de retorno. O álbum “Espectro Errante” foi lançado em agosto de 2017, e conta com oito hinos, sendo quatro deles novas composições.
Em 2021 retorna a Horda Sombriu o Demetrius, o Conde Hematofagous, um dos fundadores da Sombriu, voltando aos tenebrosos acordes de baixo, e também nas vozes e a entrada do Maiki, O Death Drums, colocando seu estrondosos martelos e ritmos nos hinos da banda.
Em Julho de 2022 o Conde Hematofagous deixa a horda por motivos pessoais, deixando a regravação da demo Dos Mundos Submersos sem conclusão.
No final de ano vulgar 2022 a horda lança o EP Decrépito com 4 hinos sendo duas regravações, Hordas e Ocultan, uma composição da época da formação da horda, a “Melananto de Andirá” que foi registrada na Demo “”Tape Dos Mundos Submersos”” e um novo hino, remontando a crueza do Black metal das antigas, “Alma podre”.
Guerreiros em batalha
Eurinomed
Guitarra, Teclado, Baixo, Bateria e Vocal
Idealizou a Sombriu no inverno de 1997, como um projeto musical atmosfêrico, com tematica melancolica e sombria, e que ao decorrer se transformou em uma banda de metal negro atmosferico.Death Drums
Bateria
A mais recente membro a fazer parte da horda Sombriu! O martelo das trevas anunciam a chegada do altar negro….
Lord Demeros
Baixo, Segundo vocal
Guerreiro dominador dos baixos, a partir de 1999, também responsável pela divulgação da horda na cena underground, através de seu selo Spirit Evil. Novamente em batalha, erguesse o estrondo das sombras da morte.
Mephistópheles
Bateria
Guerreiro dominador dos martelos estrondosos. Teve sua primeira participação em 1998, e voltou a integrar a horda em 2003.Hagneshela
Teclado, Flauta
Guerreira dominadora da melodia melancólica da horda, entrou na banda em 1999 até 2006.Conde Hematofagous
Baixo e Vocal
Um dos fundadores da horda
Tormentor
Guitarra
Invocado para dar peso com a segunda guitarra na horda.Abadom
Guitarra
Esteve na ultima formação, de 2006 à 2009.Demonaz
Vocal
Invocador do caos, berros insanos e maquiavelicos.Engavar
Baterista
Esteve na banda de 1999 à 2003.W. Morte
Bateria
Tocou por um periodo após a saída de Engavar da banda.
Belphegor
Teclado
Esteve na banda em 1999, sendo o invocador do misticos e profanos tons das sombrasSapo
Guitarra
Primeira formação.
Itamar
Bateria
Primeira Formação.